quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Arte de Viver Melhor

Cada vez mais as pessoas procuram novas formas de viver bem

Você já deve ter se sentido como um ser estranho ao chegar a uma academia e bem no meio de um salão encontrar pessoas pulando, gritando e ouvindo música no mais alto volume? Já estranhou homens ‘puxando ferro’ e dando gritinhos como se estivessem com raiva? Calma! Existem formas mais light de ser exercitar.

Nesses casos, alguns se sentem desconfortáveis, mas a prática esportiva hoje é fundamental para a saúde. E quem busca uma alternativa para exercitar o corpo e também a mente foi desenvolvido o método Pilates. A atividade que vêm crescendo nas academias brasileiras, inclusive em Belém.

QUALIDADE DE VIDA
O método foi criado por Joseph H. Pilates em 1926 e tem como objetivo melhorar o humor, a imunidade e a saúde de diversos tecidos corporais, além de estar ligado diretamente à respiração. Estudos comprovam que pessoas ativas, em especial aquelas que praticam algum exercício, têm menos possibilidades de adquirirem algum tipo de doença.

A boa atividade física consiste em exercícios bem planejados e estruturados, realizados repetitivamente, conferindo benefícios aos praticantes. Com o Pilates não é diferente. O exercício aumenta a longevidade, melhorando o nível de energia, a disposição, o raciocínio e a qualidade de vida.

RESULTADOS
O Pilates dá ótimos resultados em pouco tempo. A técnica combina aspectos da cultura oriental (concentração, equilíbrio, percepção, controle corporal e flexibilidade) e ocidental (força, resistência e tônus muscular, principalmente).

Para a professora universitária e fisioterapeuta, Angélica Homobono Nobre, o método é saudável para todas as idades”. “O Pilates pode e deve ser feito por crianças a partir dos 8 anos de idade até pessoas idosas. Todo o programa é individualizado”, diz ela.

Já o professor de Educação Física e especialista no assunto, Reginaldo Furtado, enfatiza ainda mais a importância da prática esportiva. “O Pilates é um método de construção corporal que combina movimentos simples e equipamentos especiais. O método trabalha a postura de tal forma a realinhar a mesma”, explica. “No Pilates não existe impacto, você usa o seu peso como base de equilíbrio”, conclui Reginaldo.

CONDICIONAMENTO

O método tem característica semelhante ao alongamento. A diferença é que os exercícios utilizados na técnica fortalecem os músculos de forma diferente dos que são praticados em academias através de aparelhos.

O Pilates tem um amplo programa de exercícios que são aplicados tanto no condicionamento quanto na reabilitação física do indivíduo. Os movimentos são feitos sem pressa, sem trauma evitando assim o estresse. Os exercícios fortalecem os músculos, alongando-os e aumenta a mobilidade das articulações. No Pilates, o alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo.

Para a funcionária pública Cristina Costa, os exercícios do Pilates são tão bons quanto os feitos em academias. Ainda mais para ela que sofre de problema de coluna. “Posso até ir para uma academia, mas prefiro o Pilates, de preferência o que é feito com aparelhos, já que aqui em Belém, as academias só têm o método conhecido como Pilates de solo (met pilates)”.

MELHOR IDADE
Uma pesquisa feita mostra que a expectativa de vida do brasileiro é 72 anos. Em 2050 a população brasileira será idosa. É por isso que se precisa ter uma preocupação especial com este cidadão.

Para Lisomar Tabosa, dona-de-casa de 74 anos, o Pilates é uma forma de se manter ativa. Levada pela filha que também pratica os exercícios, Lisomar esta há três meses na clínica e espera ansiosa o momento de sair de casa para praticar Pilates. “Tenho problemas de escoliose, e depois que vim fazer o pilates senti uma melhora muito grande, em especial nas dores que tinha, elas tem diminuindo muito. Já até fiz academia, mas me encontrei no Pilates”, afirma.

Encarar o envelhecimento de forma positiva é melhor do que qualquer creme anti-rugas. Pior do que alguém de mais idade é uma pessoa que enxerga tudo como se não houvesse solução aparente.

O Pilates é uma boa opção para quem procura equilibrar controle corporal e flexibilidade com força, resistência e tônus muscular, sem precisar freqüentar o corre - corre das academias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário