quinta-feira, 18 de março de 2010

Operação retira ambulantes e libera calçadas no entorno do Terminal Rodoviário de Belém.


A operação realizada pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) em parceria com a Guarda Municipal de Belém (GMB) através dos Grupo de Ações Táticas (GAT), Rondac e o Ações Táticas com Cães (ATAC), com o Departamento de Vigilância Sanitária da Sesma (Devisa) e a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) no entorno do Terminal Rodoviário, no bairro de São Brás que começou por volta de 01h30 da madrugada.

Foram demolidas 19 barracas de madeira que ocupavam toda as calçadas das ruas 1º de Queluz e Cipriano Santos.

O secretário de Economia do Município João Amaral explicou que os ambulantes vinham sendo notificados desde 2007 tanto pela secretaria de Economia, pela Seurb e Devisa.

João Amaral disse que reuniu com a categoria uma semana antes da ação e que inclusive cinco trabalhadores da área, que tinham procurado a Secon, já foram remanejados para outros espaços públicos.

Nenhum material de trabalho dos ambulantes, como fogão, geladeira, jogos de mesas foi apreendido durante a ação, sendo levados até as residências dos mesmos pelos fiscais da Secon.

Sobre a venda de alimentos nas barracas, o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do Município (Devisa), José Marcos Alvarez explicou que o manuseio, acondicionamento e produção de alimentos em via pública fere a lei federal nº7436/97 que trata sobre a manipulação e normas de higiene de alimentos no país.

“A produção de comida ao ar livre coloca em dúvida até a procedência dos alimentos, por não ser possível a identificação da origem desses produtos” explica José Marcos Alvarez.

Ainda nesta quinta-feira, por volta das 10h da manhã ocorreu uma reunião entre a Secon e os trabalhadores para tratar do remanejamento para outras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário