quarta-feira, 6 de junho de 2012

Falta de educação no trânsito é normal em Belém

Belém é uma cidade linda, com suas belas mangueiras, seu povo carinhoso e alegre, com uma cultura ímpar - não me refiro ao tecnobrega, que para mim não mostra o Pará e o povo de Belém como realmente são - com alguns prédios históricos que por sorte ainda resistem ao desenvolvimento sem freio e sem respeito. Belém é linda nos dias em que a chuva cai amenizando o calor 'infernal' que assola a cidade. Belém tem um tudo para crescer e voltar a ser a Metrópole da Amazônia - que de certa forma perdeu este título para a sua irmã amazônica Manaus - mas que infelizmente vem crescendo sim, mas em criminalidade, venda de produtos piratas nas ruas e no trânsito caótico que assola nossas ruas. E é falando deste trânsito louco, onde ninguém se respeita - seja motorista, ciclista, pedestre e motoqueiros/motociclistas - que escrevo este novo artigo. Hoje fui até o Serviço Registral 4º Ofício (nascimento, óbito, casamento)que fica na Visconde de Souza Franco, entre Pirajá e Enéas Pinheiro, deixar minha afilhada para que a mesma pudesse retirar o registro de óbito de seu filho que infelizmente faleceu com poucos dias de vida. E antes de sair de lá percebi que o desrespeito que os motoristas belenenses tem é muito grande, afinal de contas, eles estacionam seus carros - de passeio ou de trabalho - sobre as calçadas e sobre as praças que ficam em frente ao cartório na maior "cara de pau". A revolta é grande, desci do carro e como jornalista - todos os jornalistas deveriam andar não só com bloquinhos de anotações, mas com câmeras de fotografia e de filmagem e gravadores - pequei meu bloco comecei a anotar algumas informações, além de fotografar os carros que estavam lá, lindos debaixo das sombras das árvores, essas mesmas árvores que deveriam estar protegendo os seres humanos e os animais que ali passam, servem de proteção para os carros. Até ser abordado por um relutante jovem que vendo meu interesse na falta de educação dos outros motoristas, perguntou-me se eu estava "multando" os carros que estavam irregulares, pois o dele estava sobre a calçada de uma casa ou empresa que fica ao lado do cartório. Eu prontamente disse que não, que não era da CTBel, e sim um jornalista que fazia apenas o seu papel - denunciar as mazelas - ele meio que desconfiado pediu desculpas e se retirou. Voltei para o meu carro e liguei para a assessoria da CTBel, e como sempre fui bem recepcionado, expliquei o que tinha visto e perguntei como deveria proceder para fazer uma denuncia. A assessora disse-me que a melhor forma de denunciar era através do 0800 da Companhia de Trânsito, e que através da minha denuncia a CTBel ficaria sabendo de mais um local onde os motoristas estariam cometendo infrações. Liguei para o número e até fiquei surpreso quando fui atendido logo no segundo toque. Expliquei para a moça tudo aquilo que eu tinha visto, toda a falta de educação dos motoristas ao estacionarem seus carros em locais onde apenas pedestres teriam o direito de passar. A moça - sempre educada - repassou-me o número do protocolo da denuncia e disse que iria enviar um agente de trânsito. O que falta para os belenenses e até para p brasileiro em geral é saber seus limites, até onde vai meu direito de ir e vir e como devo respeitar o direito do outro. Aqui nesta linda cidade, o que acontece é uma guerra por um espaço no trânsito, motoristas de ônibus, taxistas, motoqueiros/motociclistas, pedestres e ciclistas não respeitam mais o espaço alheio, só querendo chegar de qualquer forma nos seus destinos, mesmo que para isso tenham que matar ou morrer - neste caso só chegaram ao cemitério . O próximo alcaide de Belém terá que ter uma força hercúlea para conseguir, ou no mínimo tentar diminuir os problemas do trânsito de Belém, que mais parece o trânsito da cidade como São Paulo, lá pelo menos o cidadão consegue ter mais de uma forma de chegar ou sair de casa, pois o metrô e o trem mesmo que lotados em muitas partes ainda é melhor do que pegar um pedreira lomas da vida - como publiquei na semana passada - onde o motorista ameaça deixar o carro no meio da rua e ir embora, já que não vai pegar nada para o seu lado e quando você liga para a empresa que "administra" a linha para denunciar recebe um banho de água fria, ou o mesmo iceberg que afundou o Titanic quando o funcionário diz que por ser hora do almoço não vai poder acolher a denuncia. Para aqueles que pretendem em algum momento denunciar algum abuso no trânsito da cidade de Belém, aqui vai o número: 0800 - 0911314). Espero que vocês sejam tão bem atendidos quanto eu fui. Temos ótimos profissionais na prefeitura, independente do governo que ali se encontre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário