terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Vigilância Sanitária retira maquina de açai irregular
Na manhã desta segunda-feira (30), denúncias anônimas fizeram com que o Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) em conjunto com o Departamento de Vigilância e Saúde (Devs),fossem até a a passagem Santa Rosa, no bairro do Guamá apreender uma máquina de bater açaí que funcionava de maneira irregular, a passagem Santa Rosa, no bairro do Guamá.
Pela apuração feita pelos agentes da Deevisa o açaí era manipulado em condições inadequadas de higiene, havendo inclusive tendo a presença de animais, como gatos,roedores e insetos andando pelo local.
Antes da ação acontecer fiscais da Vigilância da Sanitária fingiram ser consumidores e compraram um litro de açaí que foi enviado para análise em laboratório, para desta forma atestar se as denúncias que foram feitas eram verdadeiras.
Observando a veracidade das denuncias o Devisa foi até o local recolher o equipamento utilizado para a produção do alimento.
Os agentes de vigilância observaram que o equipamento (a máquina) estava não era limpa periodicamente, com isso acumulando todo o tipo de bactérias que podem causar doenças e infecções.
Na hora da operação foi encontrado um gato andando entre o açai. Outra observação feita foi a falta de água que deveria ser usada na produção do alimento.
Pelas seguintes resoluções(216 e 218) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)é preciso ser feito um serviço de limpeza constantemente, além de uma desinfecção no local onde o alimento é preparado, para assim remover substancias indesejáveis como terra, poeira, gordura e outras sujeiras.
Não se deve ter a presença direta ou indireta de animais no local onde o alimento é manipulado.
Os manipuladores de alimentos devem manter as unhas cortadas, sem esmalte ou base, e não devem usar qualquer tipo de maquiagem, além de ter o cabelo sempre preso e protegido por touca, boné ou rede. A roupa apropriada para os manipuladores devem ser um avental, conservada e limpa.
Os equipamentos de moagem e de extração do açai, devem dispor de meios de proteção que evitem o acesso e contato com vetores de doenças e pragas, como ratos, baratas, mosca e outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário