quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Jatene disputará o governo do Estado do Pará

O deputado estadual e líder do PSDB na Assembléia Legislativa do Pará, José Megale, falou na tribuna nesta quarta-feira (02), que a Executiva Nacional do partido decidiu que o pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2010 será o ex-governador Simão Jatene.

A decisão chegou ao conhecimento tanto de Jatene quanto do ex-governador Almir Gabriel, também do PSDB, na quinta-feira passada (26), que estava disputando a vaga antes da decisão da Executiva.

Além disso, será preciso decidir quem será o candidato a uma vaga para o Senado Federal – já que uma das duas vagas já é certa do também ex-governador e atual deputado Federal Jader Barbalho (PMDB), se ele decidir se candidatar.

A decisão da direção nacional do PSDB partiu do fato que a maioria dos deputados estaduais e dois terços da bancada federal (80%), preferem a candidatura de Simão.

O PPS pode se aproximar mais dos tucanos, diz o presidente do partido e deputado estadual Arnaldo Jordy. Segundo ele o PPS e PSDB podem seguir a tendência nacional. “Mas isso vai ser decidido no final de janeiro, durante o encontro estadual”, explica Jordy.

Já o senador Mário Couto (PSDB) que abriu mão de ser candidato ao governo em favor a candidatura de Almir Gabriel, ainda desconhece que a liderança do PSDB tenha feito a escolha pela candidatura de Simão Jatene.

Jatene por meio de sua assessoria informou que ainda não irá se manifestar até que a decisão seja oficializada em Brasília. Caso seja confirmado que Jatene será mesmo o candidato pelo PSDB, tudo pode acontecer nas eleições do ano que vem.

Uma das mudanças é o enfraquecimento – que já vinha acontecendo há muito tempo – da candidata e atual governadora do Estado do Pará Ana Júlia Carepa (PT), já que o deputado federal Jader Barbalho pode acabar se aliando a Jatene.

Não se pode negar que Jader ainda possa manter uma coligação com o PT. Caso isso aconteça, Ana Julia ainda pode conseguir ser reeleita. Outra possibilidade é que Jader possa vir como candidato do PMDB para o governo ou até colocar alguém de sua confiança para disputar o pleito – podendo ser seu filho e atual prefeito de Ananindeua Helder Barbalho ou seu sobrinho José Priante.

Só poderemos ter alguma certeza no início de 2010, mas independente de quem chegue ao Executivo estadual pouco ou quase nada vai mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário