Em 2010 teremos dois grandes momentos importantes no Brasil, a eleição presidencial e a de governador do Estado.
No quesito regional a disputa para o cargo de maior importância – governador – ainda é uma incógnita, se pensarmos quais são os possíveis candidatos para o pleito de 2010!
Até agora os candidatos ao cargo são Jader Barbalho (PMDB) que ainda não se manifestou de fato, tendo em vista a possibilidade de ir concorrer a uma cadeira no Senado , o ex-governador Almir Gabriel com o seu candidato Mário Couto e o também ex-governador Simão Jatene (todos do PSDB) que não se sabe se vai fazer uma coligação com Almir Gabriel ou com o próprio Jader Barbalho, além da própria governadora e candidata Ana Júlia Carepa (PT).
Mas quem realmente será o próximo governador(a) do Estado, quem vai liderar o Pará nos próximos 4 anos – após as eleições do ano que vem? O que se pode dizer é que muita água ainda vai rolar, pois só em março do próximo ano é que o PSDB vai ter seu candidato certo para a disputa ao governo.
Jader Barbalho é considerado um dos maior político do estado, mesmo assim, é quase impossível que consiga vencer uma eleição para um cargo majoritário como o de governador, preferindo concorrer a uma vaga ao Senado, ja que existe uma vaga que praticamente é sua, sem nenhum esforço.
A outra vaga poderá ser disputada por outros políticos como Paulo Rocha (PT), Elcione Barbalho (PMDB) que até agora não tem confirmada sua candidatura, e o próprio prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB), que em entrevistas a um grande jornal local disse que poderia sair a uma vaga para o Congresso Nacional.
Sobre Almir Gabriel e sua rixa mais do que particular com Simão Jatene, nenhuma afirmação ainda de que Mario Couto será realmente seu porta-voz no PSDB ao governo estadual, caso isso ocorra, Jatene que também foi governador do estado após Almir Gabriel comandar por 8 anos o Pará, tem até agora três possibilidades para o pleito do ano que vem.
A primeira consiste em ganhar dentro do próprio partido para assim poder disputar a vaga ao governo, a outra é permitir que Almir Gabriel faça o que bem entender, se for desta forma sair a francesa deixando seu antigo mestre livre, e a outra é fazer uma aliança com o próprio Jader, se for assim, sua possibilidade de vencer torna-se muito maior, até mesmo contra a própria Ana Júlia.
Já a governadora Ana Júlia Carepa vai tentar vencer a eleição, não por que tem capacidade mas pela ajuda que receberá do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isso sem falar do apoio de Jader Barbalho que até agora não decidiu para qual lado da balança penderá sua influencia política, e sem ele dificilmente conseguirá se reeleger!
O que se sabe até agora é que independe de quem ganhar, quase nada vai mudar, são as mesmas cara que estarão se vendendo para o cidadão paraense, prometendo as mesmas coisas com o único diferencial da capa do produto! Promessas em sua maioria vans, dizendo que vão melhorar a vida do cidadão, mas pouco será feito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário